Horta ecológica

-HORTA ECOLÓGICA-

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O projeto Educação Ambiental na Educação Infantil teve como objetivo fomentar nas crianças de 05 a 10 anos, estudantes em tempo integral do 4º ano da Escola Estadual Armando Nogueira Soares, a vontade de construir um futuro mais sustentável, mostrando a importância da aplicação da educação ambiental no meio escolar, e adotar uma alimentação mais saudável.

Esse projeto constituiu na construção de uma horta com o uso de materiais recicláveis, como garrafa PET, pneus etc., mostrando aos alunos que é possível reaproveitar esses materiais em diversos projetos. Foi, também, construído o projeto de irrigação por gravidade, reaproveitando a água descartada do bebedouro.

PASSO A PASSO DO PROJETO:

  • Foi feita uma visita no local de instalação do projeto (E.E. Armando Nogueira Soares) e a análise de risco. É de extrema importância analisar o local, o tipo de solo, inclinação, exposição ao sol etc., e fazer o levantamento das possíveis variáveis que podem atrapalhar o bom desempenho da confecção da horta.
  • Preparo da área que seria implantada a horta e feito a abertura de valas para montar os canteiros; possíveis variáveis que podem atrapalhar o bom desempenho da confecção da horta.
  • Foi implementado o armazenamento e a distribuição da água e foram feitos os retoques finais.
  • Foi realizado uma palestra sobre o plantio de hortaliças, alimentação saudável e educação ambiental.
  • Os alunos, junto com os voluntários do ESF-DIV, fizeram o plantio das hortaliças.
  • Houveram algumas visitas à escola para acompanhar o crescimento e a manutenção do projeto.

A Educação Ambiental deve ser trabalhada nas escolas de modo interdisciplinar, encarando problemas ambientais como questões sociopolíticas, estimulando a cidadania, o pensamento crítico e ações que busquem o equilíbrio ambiental, apontando para outras formas de convivência. Com isso, o aluno se torna um cidadão mais atuante e comprometimento com a sustentabilidade do planeta.

Esse projeto propiciou um crescimento em todos os envolvidos, principalmente nas crianças da escola, que tiveram contato direto com práticas ambientais sustentáveis e puderam ter um grande aprendizado sobre alimentação saudável.

NOSSOS RESULTADOS:

04/03/2017

Data de início;

16/12/2017

Data de conclusão;

24

Membros participantes;

50

Pessoas impactadas diretamente;

600

Pessoas impactadas indiretamente;

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alcançados:

2- Fome zero e agricultura sustentável;

3- Saúde e bem estar;

4- Educação de qualidade;

CONTATO DO BENEFICIÁRIO:

Escola Estadual Armando Nogueira Soares – (37) 3212-0759