Júlia Adele Dutra Olivier
Assessora de comunicação e estudante de jornalismo

25 de novembro de 2021

Doar sangue é um ato de solidariedade humana que ajuda a salvar milhares de vidas diariamente através das transfusões de sangue. Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), um país deve ter 3% a 5% de doadores ao total da população. No entanto, no Brasil, esse percentual é de 1,6%, de acordo com o Ministério da Saúde.

a importância de doar sangue

Quando doamos sangue, fornecemos o material essencial para a sobrevivência de um indivíduo. São diversas as situações em que haja a necessidade da transfusão de sangue, em alguns casos, sendo inevitável, por isso que é tão necessário que tenha sangue em estoque.

Algumas situações que são necessária a transfusão de sangue: cirurgias de grande porte, após acidentes graves, alguns pacientes com doenças crônicas e para alguns pacientes com câncer.

quem pode doar

É necessário cumprir alguns requisitos para ser um doador.

  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (para menores de idade é obrigatório a autorização do responsável);
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses;
  • Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias;
  • Não estar grávida ou amamentando;
  • Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias;
  • Não ser diabético, cardiopata e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
  • Caso tenha tomado vacina contra a gripe, deve-se aguardar 48 horas; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos deve-se aguardar 4 semanas;
  • Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
  • Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação;
  • Não ter tido comportamento de risco para a contaminação pelo HIV;
  • Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas;
  • Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses;
  • Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses;
  • Desde 8 de maio de 2020, homossexuais podem ser doadores de sangue.

triagem do sangue

Antes do sangue ser disponibilizado para um receptor, é realizada a triagem do doador. São três etapas que incluem registro, entrevista e a realização de exames específicos.

1ª etapa – Registro do doador: O doador é cadastrado e é feita sua identificação com registro de algumas informações básicas, tais como nome, sexo, idade, profissão e endereço. Nessa etapa é obrigatório a apresentação de um documento emitido por um órgão oficial com foto.

2ª etapa – Triagem clínica: Nessa etapa, são analisados critérios como peso, temperatura, pressão arterial, entre outros. Também é feita uma entrevista, que é completamente sigiloso e visa a identificar, por exemplo, situações em que o sangue do doador possa ter sido contaminado.

3ª etapa – Triagem sorológica: São feitos testes laboratoriais para verificar se o sangue está em condições de ser usado.

como se preparar para a doação

Para fazer a doação deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação, caso seja após o almoço, aguardar 2 horas; Dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

depois da doação de sangue

Quando a doação é finalizada, o hemocentro distribui um pequeno lanche; é importante não realizar grande esforço físico pelo menos nas 12 horas seguintes à doação; Aumentar a ingestão de líquidos e evitar bebidas alcoólicas por um período de 12 horas; Não fumar nas duas horas seguintes; E esperar pelo menos 4 horas para retirar o curativo do local da punção.

Onde doar

As doações de sangue são coletadas no Hemocentro, normalmente são unidades próximas aos hospitais municipais. Pode ser encontrado uma unidade na sua cidade ou próximo de você aqui.

o que esperar da doação de sangue

A doação é um processo relativamente rápido, levando em média 40 minutos, desde o cadastramento até o fim da coleta de sangue. É um ato voluntário e cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Doe sangue!

Uma ação que pode parecer simples para você é a esperança de muitos!

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba mensalmente as novidades, projetos e processo de recrutamento do nosso núcleo.

Somos um núcleo pleno do

divinopolis@esf-brasil.org